top of page

Todos temos o direito de aprender!

  • TEIXEIRA, Ana Clara V.
  • 20 de set. de 2017
  • 3 min de leitura


Atualmente as escolas tem grande responsabilidade na inclusão social e na educação especial. O melhor lugar para se ensina a inclusão e na escola, pois é o lugar da onde vem grande influencia para as crianças, por tanto esta tem por dever tornar a convivência e o aprendizado de crianças especiais possível. Sendo assim muitas escolas estão adotando atividades aplicativos por meio da tecnologia para auxiliar os professores a ensinar e incluir essas crianças.


Infelizmente em 80% das escolas o ensino e totalmente visual, tornando assim quase impossível a educação com crianças cegas, vendo esse problema a Escola Municipal Libório aderiu ao aplicativo MiniMatecaVox.


O aplicativo MiniMatecaVox foi desenvolvido na Unicamp, pelo tecnólogo Henderson Tavares, e um aplicativo de inclusão e aprendizagem para crianças com deficiência visual, com idade de seis a nove anos, esse aplicativo por meio de atividades ajudam essas crianças a aprenderem matemática.


Os professores que trabalham com esse aplicativo, tem de estuda-los antes de os levarem para a sala de aula, tendo assim maiores vantagens. No caso dessa escola a professora Maria Vieira formada em matemática e educação especial, após descobrir o miniMatecaVox o baixou e o estudou e testou, para ter certeza que este seria apto para ser levado para a sala de aula. Depois de tudo pronto Maria apresentou a proposta ao Diretos e demais autoridades escolares, para que fosse aprovada a inserção do aplicativo.


Tendo acesso a esse aplicativo a Escola Libório, criou aulas para que deficientes visuais, que estudam da primeira a quinta série, utilizem esse aplicativo, juntamente com crianças normais, fazendo assim que além de aprender essas crianças também se incluam.


Nessas aulas o objetivo e fazer com que as outras crianças formem duplas com as deficientes e as ajudem nas atividades para que todas aprendam e se motivem. O aplicativo traz uma serie de aulas atividades transmitidas por voz, que ensinam as principais equações como, soma, subtração, divisão e resolução de problemas.


São aulas de duas horas todos os dias, que auxiliam na educação dessas crianças, brincadeiras e interação com outros alunos são usados para despertar o interesse dessas crianças. Somente o aplicativo não basta, por isso tem os professores para complementar e ensinar os alunos a usarem este, as outras crianças além de ajudar, se divertir, também aprendem.


Depois da adoção deste software todos os alunos deficientes visuais da região, tiveram a oportunidade de estudo, aumentando a taxa de inclusão, e tornando a educação para todos, essa atitude e possibilidade e bom para todos tanto nas escolas como na casas dos alunos especiais, pois muitas mães não podiam trabalhar e tinham o seu tempo totalmente focado em seus filhos, porque tinham que ensinar e cuidar de seus filhos, com a ida deles as escolas as mesmas teriam tempo para si, mudando totalmente suas vidas. Já que além da educação ser melhor por ser apropriada, elas também poderiam trabalhar para ter melhores condições. Porque podemos imaginar que cuidar de uma criança deficiente não e fácil, e principalmente sem assistência do governo.


Além de ser educacional essa ferramenta também, ajudara na inclusão digital dessas, que desde pequenos estarão habituados a usarem o computador e outras tecnologia, tornando-os cidadãos capazes e inseridos em toda a sociedade.


Esse projeto também tem o intuito de mudar a visão da política pública, para que crianças deficientes visuais sejam melhores atendidas, auxiliadas e inclusas pelo Governo, fazendo assim que estes possibilitem esses meios educacionais em todas as escolas, já que a maioria não tem estruturas e nem condições de adotarem esses aplicativos, por falta de computadores, internet e profissionais que estejam aptos a esse tipo de educação e a essa tecnologia.


Comentários


SOBRE NÓS

Somos do Centro Universitário Internacional UNINTER, estamos há mais de 10 anos presentes em São João d’Aliança, Goiás.

 

Já formamos mais de 150 alunos apenas neste polo, preparando profissionais de excelência de diversos locais da Chapada dos Veadeiros.

 

Hoje ofertamos 42 cursos superiores, destes, 10 licenciaturas, 19 tecnológicos e 13 bacharelados, incluindo 3 engenharias, e mais de 60 pós-graduações, tudo isso com flexibilidade de horário, material de didático incluso e acompanhamento pedagógico.

UNINTER

Excelência em Educação

Confira todos nossos cursos AQUI

SIGA:
  • Cinzento Ícone Google+
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
ONDE ESTAMOS
POSTS RECENTES:
ALUNO UNINTER:
 0800 702 0500
Segunda a sábado, das 8h às 20h

© 2017 por Solanum (Natasha Geiss). Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page