top of page

PLAYTABLE: Inovação Tecnológica Promovendo Inclusão nas Escolas

  • GONZAGA, Juliana P.
  • 12 de set. de 2017
  • 3 min de leitura


Valorizar a diversidade é um dos princípios mais importantes a ser trabalhado nas instituições de ensino, na sociedade contemporânea, a fim de promover um enriquecimento educativo e social. As escolas que eliminam as barreiras e buscam a inclusão contribuem para um maior desenvolvimento das crianças com necessidades especiais. A tecnologia e seus recursos fazem parte deste contexto no século XXI. Em Blumenau, no estado de Santa Catarina, a Escola Municipal Adelaide Starke, referência no estado em AEE (Atendimento Educacional Especializado), tem a oportunidade de vivenciar estas práticas de inclusão com recursos tecnológicos em seu cotidiano escolar.


É importante ressaltar que esta escola, além de ser modelo no trabalho em AEE, recebeu da ONG Ciranda das Artes, em julho deste ano, o Selo de Escola Amiga por oferecer em suas práxis pedagógicas uma educação inclusiva de qualidade. São os próprios pais de alunos e a comunidade que votam no site da ONG, avaliando os critérios de receber, acolher bem e resguardar todos os direitos de aprendizagem para uma criança especial. Vamos conhecer melhor esta inovação tecnológica, utilizada na Escola Escola Municipal Adelaide Starke, a serviço da educação inclusiva, que vem auxiliando educadores e pedagogos, trazendo inúmeros benefícios e facilidades para o desenvolvimento dos alunos com necessidades especiais.

A PlayTable é uma mesa digital, interativa e multidisciplinar, com jogos e aplicativos educativos para crianças a partir de 3 anos de idade. É um recurso didático tecnológico de inclusão, pois a mesa através das atividades e jogos elaborados, cria momentos interativos no aprendizado, onde a ludicidade está presente nas práticas pedagógicas desenvolvidas, abrangendo uma linguagem direcionada para as necessidades de cada criança. Sua tecnologia e seus aplicativos permitem o uso compartilhado ou individual por alunos com diferentes tipos de necessidades, como autismo, síndrome de Down, déficit de atenção, hiperatividade, surdez e deficiências motoras.


Este recurso didático para inclusão de alunos nas atividades escolares, foi apresentado em 2014 ao mercado de tecnologias pedagógicas, sendo um dos destaques da Campus Party, o principal acontecimento tecnológico realizado anualmente no Brasil.


Hoje em dia a Playtable já está sendo utilizada em mais de 800 instituições de ensino em todo o país, atendendo cerca de 250 mil alunos em escolas públicas e particulares. “Crianças aprendem melhor e mais rápido quando recebem conteúdo associado a jogos e diversão, mas isso não substitui a fundamentação teórica e o apoio de professores e pedagogos”, afirma Marlon Souza, diretor da PlayMove, empresa que desenvolveu o dispositivo após três anos de pesquisa.


A PlayTable é sobretudo uma ferramenta facilitadora para o trabalho dos educadores. A elaboração e criação desta ferramenta educativa foi baseada nos conceitos da ludopedagogia, onde a ludicidade é o agente de motivação e direcionamento para a inserção nos conteúdos com fundamentação pedagógica. Através de jogos e aplicativos as atividades são trabalhados conforme a grade curricular do MEC para as faixa etárias da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II.


A maior intenção deste recurso pedagógico inovador no ambiente escolar, em relação ao aprendizado das crianças é o de estimular o desenvolvimento motor, o desenvolvimento cognitivo, o desenvolvimento emocional, o desenvolvimento social e o desenvolvimento acadêmico e curricular.


A PlayMove, empresa responsável pela criação da PlayTable, tem uma equipe de pedagogos e artistas desenvolvedores alinhados com a ludopedagogia e especializados no desenvolvimento das atividades e dos jogos. Esta equipe fornece capacitação online aos professores e acompanha o andamento das atividades por meio de um software desenvolvido para este intercâmbio de informações.


Mais um benefício que é oferecido pela empresa é o Programa PlayTable de Acessibilidade. O programa permite a aquisição da PlayTable com desconto subsidiado pela Playmove, por pais, responsáveis, famílias ou instituições privadas, públicas, sem fins lucrativos que possuem ou fazem atendimento especializado a crianças com necessidades especiais. Para validar o desconto será necessário, a parte interessada, apresentar laudos médicos e outros documentos das crianças que serão atendidas, além do preenchimento completo do formulário do programa.


Vivemos um momento no qual as crianças com necessidades especiais devem ter, segundo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), seus direitos assistidos, e para tal situação as escolas precisam estar preparadas para receber e atender estes alunos especiais. A PlayTable é um recurso didático tecnológico, entre outros, que permite acesso e qualidade educativa para estes alunos.


Fonte: http://brasil.estadao.com.br




Comments


SOBRE NÓS

Somos do Centro Universitário Internacional UNINTER, estamos há mais de 10 anos presentes em São João d’Aliança, Goiás.

 

Já formamos mais de 150 alunos apenas neste polo, preparando profissionais de excelência de diversos locais da Chapada dos Veadeiros.

 

Hoje ofertamos 42 cursos superiores, destes, 10 licenciaturas, 19 tecnológicos e 13 bacharelados, incluindo 3 engenharias, e mais de 60 pós-graduações, tudo isso com flexibilidade de horário, material de didático incluso e acompanhamento pedagógico.

UNINTER

Excelência em Educação

Confira todos nossos cursos AQUI

SIGA:
  • Cinzento Ícone Google+
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
ONDE ESTAMOS
POSTS RECENTES:
ALUNO UNINTER:
 0800 702 0500
Segunda a sábado, das 8h às 20h

© 2017 por Solanum (Natasha Geiss). Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page