PLAYTABLE: Inovação Tecnológica Promovendo Inclusão nas Escolas
- GONZAGA, Juliana P.
- 12 de set. de 2017
- 3 min de leitura

Valorizar a diversidade é um dos princípios mais importantes a ser trabalhado nas instituições de ensino, na sociedade contemporânea, a fim de promover um enriquecimento educativo e social. As escolas que eliminam as barreiras e buscam a inclusão contribuem para um maior desenvolvimento das crianças com necessidades especiais. A tecnologia e seus recursos fazem parte deste contexto no século XXI. Em Blumenau, no estado de Santa Catarina, a Escola Municipal Adelaide Starke, referência no estado em AEE (Atendimento Educacional Especializado), tem a oportunidade de vivenciar estas práticas de inclusão com recursos tecnológicos em seu cotidiano escolar.
É importante ressaltar que esta escola, além de ser modelo no trabalho em AEE, recebeu da ONG Ciranda das Artes, em julho deste ano, o Selo de Escola Amiga por oferecer em suas práxis pedagógicas uma educação inclusiva de qualidade. São os próprios pais de alunos e a comunidade que votam no site da ONG, avaliando os critérios de receber, acolher bem e resguardar todos os direitos de aprendizagem para uma criança especial. Vamos conhecer melhor esta inovação tecnológica, utilizada na Escola Escola Municipal Adelaide Starke, a serviço da educação inclusiva, que vem auxiliando educadores e pedagogos, trazendo inúmeros benefícios e facilidades para o desenvolvimento dos alunos com necessidades especiais.
A PlayTable é uma mesa digital, interativa e multidisciplinar, com jogos e aplicativos educativos para crianças a partir de 3 anos de idade. É um recurso didático tecnológico de inclusão, pois a mesa através das atividades e jogos elaborados, cria momentos interativos no aprendizado, onde a ludicidade está presente nas práticas pedagógicas desenvolvidas, abrangendo uma linguagem direcionada para as necessidades de cada criança. Sua tecnologia e seus aplicativos permitem o uso compartilhado ou individual por alunos com diferentes tipos de necessidades, como autismo, síndrome de Down, déficit de atenção, hiperatividade, surdez e deficiências motoras.
Este recurso didático para inclusão de alunos nas atividades escolares, foi apresentado em 2014 ao mercado de tecnologias pedagógicas, sendo um dos destaques da Campus Party, o principal acontecimento tecnológico realizado anualmente no Brasil.

Hoje em dia a Playtable já está sendo utilizada em mais de 800 instituições de ensino em todo o país, atendendo cerca de 250 mil alunos em escolas públicas e particulares. “Crianças aprendem melhor e mais rápido quando recebem conteúdo associado a jogos e diversão, mas isso não substitui a fundamentação teórica e o apoio de professores e pedagogos”, afirma Marlon Souza, diretor da PlayMove, empresa que desenvolveu o dispositivo após três anos de pesquisa.
A PlayTable é sobretudo uma ferramenta facilitadora para o trabalho dos educadores. A elaboração e criação desta ferramenta educativa foi baseada nos conceitos da ludopedagogia, onde a ludicidade é o agente de motivação e direcionamento para a inserção nos conteúdos com fundamentação pedagógica. Através de jogos e aplicativos as atividades são trabalhados conforme a grade curricular do MEC para as faixa etárias da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II.
A maior intenção deste recurso pedagógico inovador no ambiente escolar, em relação ao aprendizado das crianças é o de estimular o desenvolvimento motor, o desenvolvimento cognitivo, o desenvolvimento emocional, o desenvolvimento social e o desenvolvimento acadêmico e curricular.
A PlayMove, empresa responsável pela criação da PlayTable, tem uma equipe de pedagogos e artistas desenvolvedores alinhados com a ludopedagogia e especializados no desenvolvimento das atividades e dos jogos. Esta equipe fornece capacitação online aos professores e acompanha o andamento das atividades por meio de um software desenvolvido para este intercâmbio de informações.
Mais um benefício que é oferecido pela empresa é o Programa PlayTable de Acessibilidade. O programa permite a aquisição da PlayTable com desconto subsidiado pela Playmove, por pais, responsáveis, famílias ou instituições privadas, públicas, sem fins lucrativos que possuem ou fazem atendimento especializado a crianças com necessidades especiais. Para validar o desconto será necessário, a parte interessada, apresentar laudos médicos e outros documentos das crianças que serão atendidas, além do preenchimento completo do formulário do programa.
Vivemos um momento no qual as crianças com necessidades especiais devem ter, segundo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), seus direitos assistidos, e para tal situação as escolas precisam estar preparadas para receber e atender estes alunos especiais. A PlayTable é um recurso didático tecnológico, entre outros, que permite acesso e qualidade educativa para estes alunos.
Fonte: http://brasil.estadao.com.br
Comments