top of page

INCLUSÃO SOCIAL: Hand Talk – A inovação tecnológica para alunos surdos

  • MENDES, Ediani D.
  • 2 de set. de 2017
  • 2 min de leitura


O uso de ferramentas tecnológicas tem aumentado nos últimos anos, devido ao grande avanço da tecnologia, às escolas não ficaram de fora e adaptaram-se as mais variadas ferramentas tecnológicas, a fim de incrementar as aulas e torná-las mais interessantes. Como forma de facilitar o aprendizado dos alunos surdos, a Escola da Paz aderiu ao aplicativo Hand talk para os alunos de inclusão, da turma de surdos que utilizam a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. O aplicativo foi aderido pela escola por ser grátis e de fácil utilização, um aplicativo brasileiro e inovador que “ganhou o World Summit Award Mobile, uma competição bianual promovida pela ONU que reconhece aplicativos de relevância para toda a humanidade.”


A Escola da Paz trabalha com a inclusão social e atende alunos surdos em uma turma do 5° ano. Os alunos seguem a grade curricular normal da escola e contam com um professor formado em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, como forma de auxiliar o professor e facilitar o aprendizado dos alunos, a Escola aderiu ao aplicativo Hand Talk. O aplicativo é composto por um tradutor digital e automático para a Língua de Sinais, basta inserir textos, imagens ou sons que o aplicativo traduz automaticamente para a Língua de Sinais, através de um personagem divertido e carismático em 3D, denominado Hugo.


Fonte: G1

Durante as aulas, os alunos utilizam o aparelho celular em que o aplicativo está instalado, desta forma, os alunos traduzem a fala do professor no aparelho, bem como imagens dos livros que não compreendem claramente.


O professor explica que aulas ficaram bem mais interessantes, pois não é preciso parar a aula para fazer a explicação em LIBRAS para os alunos, apenas os auxiliar nas dúvidas. Segundo

ele, os alunos, no geral apresentaram melhor desempenho, além de adquirirem mais autonomia, pois o aplicativo pode ser usado no dia a dia, em restaurantes, nas ruas, ficando mais fácil o aprendizado. Os alunos que não são surdos também demonstram interesse em aprender a Língua de Sinais e para isso, também fazem uso do aplicativo para interagir com os colegas. O professor foca que as aulas ficaram mais dinâmicas, pois há a interação entre os alunos e um maior interesse em aprender a Língua de Sinais.


O aplicativo é prático é fácil de utilizar, apresentam muitas vantagens, o personagem que faz as interpretações possui braços longos e cabeça e mãos grandes, com dedos finos para facilitar a visualização da expressão corporal e facial, além de poder ser utilizado em qualquer lugar, o aplicativo veio para somar e auxiliar a inclusão social de pessoas surdas.


A única desvantagem do aplicativo é que para realizar as traduções é necessário ter acesso à internet, mesmo com o avanço tecnológico das redes de conexão de internet, ainda existem pessoas que não a possuem com facilidade.


O uso das tecnologias no processo de inclusão social em sala de aula é um grande avanço, pois todos têm direito ao acesso à educação de qualidade e as inovações tecnológicas facilitam isso, tornando as aulas mais práticas e interativas.


Fontes: Revista Due e G1



Comments


SOBRE NÓS

Somos do Centro Universitário Internacional UNINTER, estamos há mais de 10 anos presentes em São João d’Aliança, Goiás.

 

Já formamos mais de 150 alunos apenas neste polo, preparando profissionais de excelência de diversos locais da Chapada dos Veadeiros.

 

Hoje ofertamos 42 cursos superiores, destes, 10 licenciaturas, 19 tecnológicos e 13 bacharelados, incluindo 3 engenharias, e mais de 60 pós-graduações, tudo isso com flexibilidade de horário, material de didático incluso e acompanhamento pedagógico.

UNINTER

Excelência em Educação

Confira todos nossos cursos AQUI

SIGA:
  • Cinzento Ícone Google+
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
ONDE ESTAMOS
POSTS RECENTES:
ALUNO UNINTER:
 0800 702 0500
Segunda a sábado, das 8h às 20h

© 2017 por Solanum (Natasha Geiss). Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page